Cidade

Aulão de Defesa Pessoal para Mulheres acontece neste sábado, na UFSCar

Aulão de Defesa Pessoal para Mulheres acontece neste sábado, na UFSCar

Iniciativa faz parte das ações do ‘Tusca Social’ que em 2017 vem pregando maciçamente o ‘respeito aos participantes do torneio’

 

 

Com o intuito de manter o respeito aos participantes da Taça Universitária de São Carlos – TUSCA e, neste caso, destacadamente o respeito e a preventiva da defesa das mulheres, a Atlética da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove na área sul de seu campus [gramado do Palquinho] neste sábado, 07 de outubro, um ‘aulão de defesa pessoal’ destinado exclusivamente ao público feminino.

 

A atividade tem início a partir das 13h e podem participar toda e qualquer mulher interessada em ter acesso aos princípios básicos da defesa pessoal. Para isso basta preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada na página da Atlética da UFSCar no Facebook (via link do evento: https://goo.gl/VgMm9m).

 

As orientações serão ministradas por Ingrid Bernardelli, atleta do Karatê e Milena Maria Pinto, adepta do Jiu Jitsu. Além dos golpes e instruções básicas, a iniciativa prevê a abertura da discussão e a troca de experiência entre as participantes, dos tipos de violência sofridos por mulheres -  a princípio o público feminino universitário mas, dependendo do perfil das participantes, o tema será discutido num contexto geral.  

 

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO – nesta edição da TUSCA, de uma maneira mais incisiva, a organização tem propagado uma postura de conscientização. Com o slogan “#NãoSejaUmBabaca”, os meios oficiais de comunicação do torneio têm compartilhado publicações que pregam atitudes como a responsabilidade no trânsito e o respeito aos participantes do evento.

 

Em uma de suas publicações, o apelo ‘Respeito é bom, todo mundo gosta, é bem-vindo em todo lugar e na TUSCA não é diferente’, o objetivo é proporcionar a melhor experiência para todos.  “Independentemente de sua orientação sexual, cor ou religião. Ninguém sabe a dor que o outro passou, ninguém sabe as lutas que o outro lutou. Ame mais julgue menos!”, dita a campanha.

 

Uma outra imagem disponibilizada na Fanpage oficial do torneio, a combinação de bebida e direção é retratada por um personagem caído na sarjeta, acompanhado do texto “Quando você bebe e dirige, o álcool sempre toma a direção. Que tal curtir a Tusca 2017 | Out of Space sem colocar sua vida e a dos outros em risco?”.  Nesse sentido, a organização contratou vans que sairão a todo tempo tanto para os jogos quanto para as festas com saídas/retornos da Arquitetura da USP e Rodoviária Municipal.

 

Já em tom de crítica ao machismo, uma terceira publicação questiona o leitor/participante sobre o real significado da palavra “não”, levando-se em consideração uma situação de flerte: “Não significa: a) Sim b) Insistir c) Não”. Neste caso, a opção “não” está destacada das demais. “Lembre-se: Não é Não”, reforça o texto.

 

O TUSCA SOCIAL -  Não é só festas! A TUSCA tem promovido inúmeras ações sociais como a arrecadação de brinquedos que são doados para crianças carentes da cidade, itens de higiene, alimentos e acesso de crianças e jovens ao esporte e cidadania.

 

“Com todos esses anos, a TUSCA tomou uma dimensão sem proporção, sendo uma referência no meio universitário. Com a união de tanta gente, vimos que a TUSCA poderia ser mais do que esportes e festas, foi criada uma demanda de promover o amor e conscientização através desse grande evento, que move estudantes do país todo. Com isso, desde 2016 foi criada a marca TUSCA Social, que busca transformar a sociedade, buscar novos valores com a ajuda de universitários, com a intenção de ser uma marca não só para aqueles que participam do evento, aqueles que estão a nossa volta, mas aqueles que necessitam de aproximação, reconhecimento e envolvimento”, explicou a organização.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira