Região

Araraquarense produz 200 girassóis em origami para homenagear Araraquara

 

 

O senhor Jorge Okada – um araraquarense que atualmente reside em São Carlos – nesta quarta (04) realizou um dos seus sonhos: homenagear Araraquara no aniversário de 200 anos com a sua arte. A homenagem consistiu na distribuição, no Paço Municipal, de sua produção de origamis: ele produziu sozinho 200 girassóis com a utilização de variados papéis. Cada um significa um ano vivido pela cidade. Os origamis foram distribuídos pela equipe de funcionários da Secretaria Municipal da Cultura.

 

Jorge Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade e, depois, residiu em diversas cidades até que se estabilizou em São Carlos há aproximadamente 12 anos. “Fiz os girassóis para São Carlos também, quando a cidade completou 150 anos… foram 15 flores, cada uma para uma década”, explica.

Ele conta que há tempo vem aguardando pelos 200 anos de Araraquara para prestar a homenagem. “É a minha cidade, eu tinha que fazer”, afirma animado.

Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, “a iniciativa do Sr. Jorge é de uma doçura ímpar, pois mescla a arte na produção dos origamis com um gesto de amor à cidade, que torna impossível não se emocionar. Araraquara é, sem dúvida, uma cidade especial: além de celeiro de talentos de todas as idades, conta ainda com a paixão dos araraquarenses.”

O origami de girassol, criado especialmente para essa comemoração, tem detalhes refinados e “camuflados”, como por exemplo, as 20 pétalas em formato de “A” (Araraquara) ou “M” (Morada do Sol), que também remetem às formas do Ginásio Gigantão. O trabalho bastante precioso de seu Jorge é tão interessante quanto a sua satisfação.

A produção das 200 peças foi iniciada em fevereiro. No início seu Jorge levava um dia para produzir cada girassol, mas com a agilidade gerada, no final do processo já era possível produzir duas peças diariamente.

A produção implica papel espelho amarelo, papel arroz pintado de laranja, além do cabo de papel craft reciclado e papel crepom pintado de verde. “Usei as cores que remetem ao sol da nossa Morada”, conta, lembrando que os cabos das peças são ornamentados com fitas azuis e brancas – referências à bandeira de Araraquara.

Seu Jorge – que estudou no Parque Infantil e fez questão de visitar a escola que frequentou – apesar de contar com a esposa e o filho na montagem das peças já prontas, efetuou sozinho a produção dos 200 girassóis. “Em casa todos nós fazemos origami, mas os girassóis eu fiz sozinho. Tinha que ser! Sou o único araraquarense da família”, conclui.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

3

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Dupla é presa ao transportar 733 tijolos de maconha em Boituva