Política

Câmara aprova projeto “Disque 100” de Moisés Lazarine

Câmara aprova projeto “Disque 100” de Moisés Lazarine

 

Na tarde desta terça-feira (26), durante a 37º sessão ordinária do ano, foi aprovado na Câmara Municipal o “Disque 100,” serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos. O projeto de lei, de autoria do vereador Moisés Lazarine (Democratas), será encaminhado agora ao Executivo Municipal para sanção do prefeito.

 

Segundo o vereador, com a aprovação do projeto todos os impressos da Secretaria Municipal de Educação, livros e cadernos distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino terão a seguinte mensagem: "Disque 100 - denúncia de abuso e exploração contra criança e adolescente. Você fica no anonimato".

A campanha de conscientização para crianças e adolescentes tem como objetivo prevenir problemas como abusos e agressões. Com a divulgação do Disque 100 em materiais escolares distribuídos pelo município em escolas a divulgação do portal de denúncia terá um alcance maior.

 

"Estou muito feliz, acredito que o projeto seja muito importante, em 2016 foram 76 mil denúncias, 21% apenas no estado de São Paulo, o número é alto, porém, infelizmente nem todos conhecem o Disque 100, precisamos proteger nossas crianças e adolescentes e essa é uma das etapas," disse o vereador Moisés Lazarine.

 

Disque 100 ou Disque Direitos Humanos é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos que funciona 24 horas. Criado em 1997, com o nome de Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, inicialmente foi uma iniciativa de organizações não governamentais para mensurar violências voltadas a essa população e agir contra elas.

Em 2003, compreendeu-se a necessidade de que o serviço fosse institucionalizado como de urgência, tornando-se responsabilidade do governo federal e da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Segundo dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos foram mais de 107 mil vítimas entre 0 e 17 anos, algumas denúncias foram feitas por elas, outras por familiares ou amigos. 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

3

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Dupla é presa ao transportar 733 tijolos de maconha em Boituva