Cidade

Fundo Social lança a Campanha Outubro Rosa 2019

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos lança na próxima terça-feira, dia 1º de outubro, no auditório do Paço Municipal, às 10h, a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A solenidade contará com a presença de Sônia Maria Tomé, eleita Miss Terceira Idade 2019 e Jorge de Jesus Bueno dos Santos, eleito Mister Terceira 2019 em concurso realizado pelo FSS, além de profissionais que trabalham na prevenção e tratamento da doença.

Ambulatório Oncológico da Prefeitura de São Carlos disponibiliza mais de 750 consultas por mês, dessas 145 são de mastologia. De maio a agosto desse ano já foram atendidas em consulta 3.076 usuários do SUS e 128 cirurgias oncológicas feitas. 288 pacientes diagnosticadas com câncer de mama recebem hoje tratamento quimioterápico. 17 cirurgias de reconstrução mamária, sendo 7 imediatas e 10 após o tratamento, também já foram realizadas. Aqui em São Carlos são oferecidas pelo SUS aproximadamente 800 mamografias por mês.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas várias palestras e rodas de conversas em equipamentos públicos ligados a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social para falar da importância da conscientização sobre a doença, da detecção precoce do tumor e importância da mamografia, exame fundamental para detectar a doença. Confira os dias, horários e locais das palestras:

 

8/10 – 8h30 - CRAS São Carlos VIII;

9/10 – 14h - CRAS Santa Eudóxia;

11/10 – 14h - Centro Comunitário de Água Vermelha;

14/10 – 9h - CRAS Santa Felícia;

17/10 – 8h - Centro Comunitário Maria Stela Fagá;

17/10 – 14h – CRAS Pacaembu;

17/10 – 14h – CRAS Jockey Clube;

22/10 – 14h – Centro Comunitário Castelo Branco;

28/10 – 9h - Centro Comunitário Antenor Garcia.

 

Na programação também está prevista, no dia 20 de outubro, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa. A concentração será no Parque do Kartódromo, com largada prevista para 8h. A corrida será disputada na distância de 5 km. A caminhada será na distância de 3 km. Serão disponibilizadas mil vagas para a corrida e duas mil para a caminhada. As inscrições para a corrida já podem ser feitas pela internet no site www.acidadeon.com. Para a caminhada será a partir do dia 1º de outubro e está condicionada à entrega, nos pontos de troca (Paço Municipal, Fundo Social de Solidariedade, Centro da Juventude Elaine Viviane, Iguatemi São Carlos - Loja da Lupo e Unidade Básica de Saúde de Santa Eudóxia) dos seguintes produtos de higiene pessoal: sabonete ou creme dental (pelos menos duas unidades de um dos produtos); shampoo ou desodorante (1 unidade de um dos produtos) ou um pacote de absorvente.

O Baile de encerramento do Outubro Rosa 2019 será no dia 31 de outubro, a partir das 19h, no Clube Ítalo Brasileiro, com a Banda Doce Veneno.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, falou da importância da conscientização sobre a doença e sobre a detecção precoce do tumor. “Quando o câncer é encontrado no início o tratamento é menos agressivo e as chances de cura são muito altas. Por isso a importância de levar informações para o maior número possível de mulheres através de palestras, rodas de conversa e atividades relacionadas ao tema”, disse a presidente do FSS.

O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos