Polícia

Guarda Municipal inicia treinamento do pequeno Murphy

A Guarda Municipal iniciou nesta semana o treinamento do novo integrante do Canil da corporação. Murphy, filhote de labrador que teve o nome escolhido pela população de São Carlos em votação realizada nas redes sociais da Prefeitura de São Carlos, começou a ser treinado para encontrar entorpecentes.

“Já começamos treinar o Murfhy com odores de entorpecentes. Os cães conseguem decifrar mais de 7 tipos de odores. Vamos introduzindo aos poucos, os três principais. Começamos com os potinhos e recompensas. Daqui a pouco, nós vamos substituir por pacotes, depois caixas e finalmente para ambientes variados. Pela idade, ele está indo muito bem”, contou o Guarda Municipal Luiz Carlos Ambrozini, responsável pelo Canil.

Antes do treino específico para achar drogas, os animais passam por um “cursinho” de socialização e comandos básicos, como responder ao chamado do agente e sentar-se. Isso é feito, entre outras coisas, para que eles não ataquem as pessoas nas ruas quando estiverem nas operações de apreensão de drogas.

“O animal é treinado apenas pelo odor da substância. Ele não tem contato nenhum, até porque a droga vem sempre embalada. O cachorro se guia pelo odor e nunca precisa encostar o nariz ou chegar muito perto porque já consegue sentir de longe. Para o cachorro, é como uma grande brincadeira. Sempre que reconhece alguma substância, ele ganha uma recompensa. Todo cão trabalha por condicionamento”, explica Michael Yabuki, comandante da Guarda Municipal.

O Canil da GM conta também com a cachorra Kiara, da raça pastor holandês ela faz parte da equipe da GM desde o início do trabalho com cães farejadores, campeã na localização de entorpecentes; além do pastor belga malinois de nome Renk, animal que também está sendo treinado para o patrulhamento preventivo.

Murphy foi doado ao Canil da Guarda Municipal pelo vereador Roselei Françoso.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos