Política

Robertinho Mori pede reativação de aplicativo de alerta para transporte público

O vereador Robertinho Mori (PSDB) – foto – apresentou na Câmara Municipal um requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre o Sistema BusAlert, aplicativo para dispositivos  móveis (celular e tablet),  instalado em São Carlos em 2012, que auxilia o passageiro do transporte público.

 

Conforme explicou o parlamentar, o BusAlert ajudava o usuário a monitorar as distâncias e/ou o tempo de chegada do ônibus mais próximo e o ponto de ônibus onde esse se encontrava. O sistema também podia emitir avisos sonoros, áudios com informações e alarmes, sendo uma importante ferramenta inclusive para deficientes físicos e visuais, idosos, gestantes, entre outros.

 

No requerimento, o vereador questiona se a Prefeitura tinha conhecimento desse sistema e se é possível reativá-lo, já que auxilia as pessoas com deficiência. Ele também pergunta o que pode ser realizado para amenizar os problemas enfrentados por esses usuários e pede que o poder Executivo forneça outras informações pertinentes sobre o assunto.

 

BUSALERT - O sistema foi desenvolvido em 2012 a pedido da Prefeitura pelo grupo Criar, em parceria com a empresa de ônibus Athenas Paulista e a empresa Citati, responsável pelo geoposicionamento e o monitoramento das linhas do transporte coletivo.

 

Robertinho também destacou que a Prefeitura, sob a administração de Oswaldo Barba, recebeu em 2012 o Prêmio Prefeito Inovador, entregue pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em reconhecimento a bons modelos de administração pública e à inovação.

 

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA - O vereador ainda citou que no Brasil tem-se discutido com frequência políticas que priorizam a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas. A discussão teve como frutos a publicação da Lei nº 12.587/12 (Lei da Mobilidade Urbana), que institui diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público, dos direitos dos usuários e de gestão de sistemas de mobilidade, criando uma Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

“O sistema traz benefícios aos usuários e os mesmos anseiam pelo seu retorno, haja vista que ele proporcionava independência, assim como evitava constrangimentos”, argumentou Robertinho.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos