Educação

Projeto Cine Com Elas da UFSCar exibe documentário na programação do Abril Vermelho

Exibição gratuita de "Terra para Rose" acontece no dia 17 de abril, no Campus Sorocaba

 

O projeto de extensão Cine com Elas do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) exibe no dia 17 de abril o documentário "Terra para Rose". O projeto, organizado pelas alunas do curso de Geografia e pela professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), Neusa de Fátima Mariano, abrange a exibição de filmes que contemplam a mulher na sociedade, na política, na arte e demais campos de atuação. A cada mês uma obra é selecionada de acordo com uma temática. Para abril, o Cine com Elas firmou parceria com o evento "Abril Vermelho" do curso de Geografia, em memória ao massacre ocorrido em 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás (PA), que culminou com a morte de 19 trabalhadores rurais.
O documentário "Terra para Rose" (1987), dirigido por Tetê Moraes, narra a luta de famílias acampadas na Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul. O filme propõe uma reflexão sobre as políticas de terra e reforma agrária no Brasil por meio da história de Rose, uma das líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e seu sonho de dar uma vida melhor para seus filhos. O longa metragem apresenta várias etapas do processo de ocupação e desapropriação das terras, evidenciando a morosidade do sistema e a violência dos latifundiários. Posteriormente à exibição do documentário haverá uma roda de conversa com Natália Nabhan, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.
O evento é gratuito e acontece a partir das 16h43, no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geografia Humana (LaPEGeo), localizado no AT2 do Campus Sorocaba. Mais informações na página do projeto Cine com Elas (encurtador.com.br/cdeuV) e do evento no Facebook (encurtador.com.br/hE136).

anexos:

    Cartaz do evento (Imagem: Divulgação)

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos