Cultura

Araraquara: Consciência Negra destaca a cultura da Capoeira

 

A programação do mês da Consciência Negra destaca a Semana da Capoeira e as palestras e bate-papos sobre Racismo,Consciência Negra e Cultura Africana e Afro-brasileira. A programação – realizada pela  Secretaria de Planejamento e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Centro de Referência Afro Mestre Jorge – é totalmente gratuita.

 

Um dos destaques da programação da Consciência Negra é a Semana da Capoeira, realizada entre os dias 05 e 11 de novembro.Entre as atividades, haverá a participação de Mestres de Capoeira em diversas escolas municipais e estaduais da cidade. Serão 12 escolas participantes, atingindo um público total de 2 mil crianças e adolescentes, com atividades lúdicas e práticas que contam com palestras, vivências práticas e apresentações de Maculelê, Samba de Coco, Capoeira Angola, Regional e Contemporânea.

 

Também, no Centro Referência Afro, a Semana apresenta debates com temas específicos referentes à Capoeira, como linguagem de referência para discussões sobre política de promoção às culturas de matriz africana e afro-brasileira. Na quarta, dia 07, o debate será “A Capoeira em Araraquara – Perspectivas para o Futuro”, às 19 horas.

 

O coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, lembra que discutir as perspectivas de futuro da capoeira em Araraquara é de grande importância para que se possa ampliar o conhecimento e o acesso das pessoas a essa linguagem da cultura tradicional afro-brasileira. “E também aproximar as pessoas dos espaços de preservação e prática da capoeira na cidade, assim como dos Mestres e praticantes mais antigos que, certamente, esperam promover a capoeira e elaborar formas de tornar a capoeira ainda mais conhecida e difundida no município”.

 

Luiz Fernando considera imprescindível fomentar trabalhos em rede – articulados, integrados e transversais – com o objetivo de fortalecer, preservar e a ampliar a capoeira em suas diversas possibilidades, das culturais e pedagógicas às de saúde e cuidado com o corpo. “Poder contar também com profissionais do setor público e privado nas áreas de cultura e esporte seria muito positivo, uma oportunidade real de pensar como podemos fomentar esses trabalhos em rede”, aponta.

 

O encerramento da Semana será realizado com uma grande Roda de Capoeira, que irá reunir Mestres, praticantes e comunidade. A organização está preparando os detalhes desta atividade que será realizada na Praça do Teatro Municipal, no domingo, 11 de novembro, das 16 às 18 horas.

 

 Mais atividades – A programação do mês da Consciência Negra conta também, nesta quarta-feira, 07 de novembro, com palestra e roda de conversa. Pela manhã, às 10h45, a palestra “Racismo” será apresentada pelo coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, na SIPAT do Daae. Depois, às 12h30, Luiz Fernando realiza a roda de conversa “Consciência Negra e Cultura Africana e Afro-brasileira”, na Escola Estadual Joaquim Pinto Machado Júnior, no Jardim Esplanada.

 

Ainda, os usuários dos CRAS e do Centro de Referência da Juventude participam de encontros com o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Centro de Referência Afro: dia 07/11, às 14 horas, com o CRAS Cruzeiro do Sul e o Centro de Referência da Juventude, no dia 08, às 9 horas: CRAS Cruzeiro do Sul e CRAS Maria Luiza, e no dia 09, às 13h30 com o Centro de Referência da Juventude, novamente.

 

 

 

 Programação desta semana (06 a 11 de novembro):

 

 

 

06 (terça-feira)

– 14h: CAIC Rubens Cruz visita Centro Afro

 

– 16h: E.E Dorival Alves visita Centro Afro

 

07 (quarta-feira)

– 8h30: Capoeira nas escolas na PEC Ricardo Monteiro

 

– 10h: Capoeira nas escolas na EMEF CAIC Ricardo Monteiro

 

– 10h45: Palestra “Racismo”/ Local: DAAE (SIPAT)

 

– 12h30: Roda de Conversa “Consciência Negra e Cultura Africana e Afro-brasileira”/ Local: E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior

 

– 14h: CRAS Cruzeiro do Sul e Centro de Referência da Juventude visitam Centro Afro

 

– 14h: Capoeira nas escolas na E.E.P.G. Luiza Rolfssen Petrilli

 

– 14h30: Capoeira nas escolas na E.E João Batista de Oliveira

 

– 14h40: Capoeira nas escolas na E.E Lysanias de Oliveira Campos

 

– 19h: Debate “A Capoeira em Araraquara – Perspectivas para o Futuro”/ Local: Centro de Referência Afro

 

08 (quinta-feira)

– 9h: CRAS Cruzeiro do Sul e CRAS Maria Luiza visitam Centro Afro

 

09 (sexta-feira)

– 8h30 e 15h: Capoeira nas escolas na CER Profª Zilda Martins Pierre

 

– 13h30: Centro de Referência da Juventude visita Centro Afro

 

– 16h30: Capoeira nas escolas na EMEF Henrique Scabello

 

11/11 (domingo)

– 16h: Grande Roda de Capoeira/ Local: Praça do Teatro Municipal

 

Programação gratuita

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos