Economia

Atividade do comércio recua 0,1% em setembro, aponta Serasa Experian

 

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país recuou 0,1% em setembro. Quando comparado com setembro/17 houve alta de 6,8%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até setembro, a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.

 

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta do dólar perante as incertezas do quadro político-eleitoral abalou a confiança dos consumidores. Isto os deixou numa postura mais defensiva, diminuindo seu fluxo junto aos diversos segmentos varejistas.

 

Todos os segmentos varejistas, excetuando-se o de materiais de construção (alta de 1,3%) exibiram recuos em setembro/18: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-1,1%); combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,1%).

 

 

 

No acumulado do ano até setembro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 14,1% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 6,7%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%); combustíveis e lubrificantes (-2,2%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,2%); material de construção (-5,7%).

 

A série histórica deste indicador está disponível em

 

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

 

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

 

 

 

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

 

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

 

Serasa Experian

 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

 

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

 

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos