Política

Vereador Lucão destaca importância da doação de órgãos

 

 

Em pronunciamento na tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (2), o vereador Lucão Fernandes (MDB), presidente da Comissão de Saúde da Casa, mencionou passagem do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos em 27 de setembro, data destinada a conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos e ajudar milhares de pessoas que lutam pela oportunidade de salvar suas vidas.

Lucão informou que esteve na Santa Casa de Misericórdia na referida data e pôde entender “a importância e a nobreza deste gesto (a doação de órgãos), que além de salvar pessoas, prolongando em muito a expectativa de vida, pode melhorar a qualidade de vida de quem precisa de um transplante, permitindo que esses pacientes possam retomar as atividades normais”. Em seu discurso, o parlamentar enalteceu o preparo do corpo clínico e funcionários da Santa Casa para a realização do procedimento.

“Aquela pessoa que recebe uma córnea vai voltar a enxergar; aquele que precisa de um coração, de um pulmão, e hoje não consegue subir uma escada, tomar banho, amarrar o sapato, voltará a respirar e sobreviver com o novo órgão. Isso diminui o sofrimento que muitas pessoas têm e as ajuda a superar limitações”, declarou.

O vereador ainda discorreu sobre o que é a doação de órgãos ? “o ato de permitir que uma ou mais partes do corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, sejam retiradas de um paciente após sua morte para que possam ajudar outras pessoas”. No caso dos órgãos, o transplante precisa ser feito horas após o falecimento para que seu funcionamento no receptor não seja inviabilizado. Em alguns casos, a doação também pode ser feita em vida.

COMO SER DOADOR - O ideal é manifestar a vontade de doar e informá-la à família. Não adianta deixar o desejo expresso por escrito nem um registro – mesmo gravado em vídeo ou declarado em uma rede social, por exemplo.

A decisão final é dos familiares: são eles que definirão se e quais órgãos e tecidos serão doados. Por isso, é fundamental que os doadores deixem seu desejo claro para os parentes.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos