Artigo

O poder da arte

O poder da arte

Numa sociedade muitas vezes conturbada, em que parece ser cada vez mais difícil encontrar sentido para as múltiplas influências que agem ao mesmo tempo, o filme ‘Uma Mulher Exemplar’ (‘Woman Walks Ahead’, dirigido por Susanna White) merece ser ponto de partida de diversas reflexões.

Diversas leituras são possíveis. Incluem a capacidade da arte de transformar a realidade, a luta das mulheres pela igualdade de direitos e estratégias políticas para manter o poder. Esses assuntos se relacionam e apontam para um bem maior: toda atividade, por menor que possa parecer, integra um todo apenas aparentemente caótico.

O eixo temático do filme está na jornada, no final do século XIX, de uma pintora de Nova York, Caroline Weldon (vivida pela sempre intensa Jessica Chastain), em Dakota, para pintar um retrato do líder indígena Touro Sentado, naquele momento desprovido de força política e passando os dias plantando batatas.

A chegada da artista, em meio a um conturbado momento político da relação entre os antigos líderes indígenas e as autoridades brancas, colabora para que Touro Sentado recupere a sua dignidade de chefe. Isso se dá simbolicamente pelo retorno ao uso de suas roupas cerimoniais, como o grande cocar de penas, e pela recuperação de um discurso contestador.

Como bem mostra o roteiro, não basta ser. Parecer também pode ser fundamental. O retrato que motiva o filme realmente existe e aponta justamente para essa recuperação de valores. Além disso, a pintora enfrenta numerosos preconceitos por ser mulher e se envolve numa luta de forças entre a tradição local e o poder central dos EUA. Esses elementos se relacionam das mais variadas formas na tentativa da pintora de construir uma sociedade melhor, objetivo maior de artistas de qualquer época.

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos