Economia

Demanda das empresas por crédito avança 6,0% em agosto, diz Serasa Experian

 

A demanda das empresas por crédito cresceu 6,0% em agosto/2018 na comparação com o mês anterior conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Porém, na comparação com agosto/17, a procura dos empresários por crédito caiu 4,0%. Com estes resultados, a expansão da demanda empresarial por crédito subiu 0,2% no acumulado dos primeiros oito meses de 2018.

 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da busca por crédito em agosto começa a refletir a sazonalidade do período quando, principalmente o setor industrial inicia os seus preparativos para a produção das mercadorias ao atendimento às vendas de final de ano. Todavia, a queda em relação ao mesmo mês do ano passado reflete uma postura ainda bastante cautelosa das empresas em suas buscas por crédito face às incertezas associadas às eleições de outubro.

 

Análise por porte

 

A alta mensal da busca empresarial por crédito em agosto/2018 ocorreu principalmente nas micro e pequenas empresas, que cresceram suas demandas em 6,1%. Nas médias empresas houve avanço de 0,9%. Nas grandes empresas houve crescimento de 0,6% em agosto/18.

 

Na comparação com os primeiros oito meses do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 0,4% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 5,4% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 2,0%.

 

Análise por setor

 

Em agosto/18, as empresas industriais avançaram suas demandas por crédito em 7,1% frente a julho/18. Nas empresas de serviços houve crescimento de 6,5% e nas empresas comerciais, houve alta de 5,0%.

 

Frente ao acumulado dos primeiros oito meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 1,4%. Nas empresas industriais a alta interanual foi de 0,3%, porém nas empresas comerciais houve queda de 1,2%.

 

Análise por região

 

Em agosto/18, a demanda empresarial por crédito subiu 4,3% no Centro-Oeste, 4,2% no Sul, 6,7% no Nordeste, 6,9% no Norte e 6,3% no Sudeste, sempre em relação ao mês anterior (julho/18).

 

Já no acumulado dos primeiros oito meses de 2018, todas as regiões, exceto Sul (4,8%) e o Centro-Oeste (2,3%), mostraram recuos em suas demandas empresariais por crédito: Norte (-3,2%); Nordeste (-0,2%); Sudeste (-1,8%).

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos