Cultura

UFSCar promove palestra sobre Carmen Miranda e cultura de massas

 

Na próxima quarta-feira, dia 12 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e o Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam a palestra "Carmen Miranda entre os desejos de duas nações: cultura de massas, performatividade e cumplicidade subversiva", no escopo das Quartas Sociológicas. O intuito é promover reflexões sobre a consagração profissional da cantora e atriz Carmen Miranda no Brasil, bem como sua representatividade no exterior na difusão do samba. 

Também visa abordar como a artista criou novos sentidos simbólicos sobre a Nação e a América Latina, imbricando representações de gênero, raça e sexualidade, em cumplicidade com significados já consolidados e embasados na "colonialidade", tanto em uma dimensão nacional como internacional.

A atividade será conduzida por Fernando de Figueiredo Balieiro, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A palestra é gratuita, aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia e acontece a partir das 10 horas, no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser acessadas em www.ppgs.ufscar.br.

 

Sobre o palestrante 

Além de professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, Fernando Balieiro compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade, além de atuar como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É doutor e mestre em Sociologia pela UFSCar e licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizou doutorado sanduíche com bolsa pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na University of California, em Santa Cruz (UCSC), nos EUA. Desenvolve e orienta pesquisas sobre mídias, cultura e sociedade, com foco privilegiado nos aspectos de gênero, sexualidade e interseccionalidades nas mídias contemporâneas.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos