Turismo

4 LOCAIS AO REDOR DE BRASÍLIA QUE VALEM A PENA CONHECER

Além de centro do poder brasileiro e a terceira cidade mais populosa do país, Brasília também pode ser considerada uma cidade cheia de belezas naturais, que se espalham por seu território e em suas imediações. Imersa ao centro do bioma Cerrado, o mais rico em biodiversidade do planeta, a Capital está cercada de pequenas cidades históricas e ecológicas.

Em um raio de 300 km, é possível selecionar quatro destinos imperdíveis! Há opções para crianças, para aventureiros, casais e para quem não abre mão de conforto na hora de viajar. Confira:

Pirenópolis

Foto por Erica Catarina Pontes/ Shutterstock via Divulgação

Foto por Erica Catarina Pontes/ Shutterstock via Divulgação

Conhecida cidade pacata (com menos de 30 mil habitantes), Pirenópolis é um destino muito procurado para quem aprecia morros e cachoeiras. A cidade histórica é considerada patrimônio nacional, tendo sido fundada no século XVIII. Apenas 120 km a separam de Brasília. Entre os principais destinos, está a cachoeira Santa Maria e a cachoeira do Abade. Pirenópolis também é consagrada pela festa do Divino – a celebração ocorre 50 dias após a Páscoa, e reúne congadas, queima de fogos, missas e uma novena com cânticos em latim.

Chapada dos Veadeiros

Foto via iStock por Martinelli73

Foto via iStock por Martinelli73

Recheada de belezas naturais, a Chapada é uma das últimas manchas de Cerrado remanescentes. A principal atração é o Parque Nacional que dá nome ao espaço – são trilhas, cachoeiras e paredões distribuídos em 240 mil hectares de mata virgem. Dividida entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e a Vila de São Jorge, a Chapada é um destino conhecido pelo esoterismo. É comum encontrar excursões espirituais e práticas relaxantes pela região. As famílias também encontram refúgio nas imediações do Parque. Um destino de luxo e descanso é a Pousada-boutique Inácia, com 10 chalés equipados com camas super king, varandas, lareira e amenities L’occitane. Vale lembrar que o local fica ainda mais interessante às crianças com o parquinho com escorregadores, balanços e redes de escalada. Na Inácia, não é preciso pagar a estadia para crianças de até sete anos de idade.

Cidade de Goiás

Foto por Marcia Cobar/Shutterstock via Divulgação

Foto por Marcia Cobar/Shutterstock via Divulgação

Importante centro histórico, a cidade (também conhecida como Goiás Velho) de mais de 300 anos é um destino conhecido por sua rica programação cultural. O local foi lar da famosa poetisa Cora Coralina, que viveu a maior parte da vida pelas ruas da Cidade de Goiás. A casa de Cora foi transformada em um riquíssimo museu. Além disso, a cidade recebe o FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental) todos os anos, reunindo dezenas de milhares de pessoas em prol da pauta ambientalista. As ruas da cidade de Goiás, além de históricas e culturais, reservam uma surpresa gastronômica para seus frequentadores: o município também é conhecido por sua tradição em produzir doces artesanais e confitados.

Salto Corumbá

Foto por Judson Castro/ Shutterstock via Divulgação

Foto por Judson Castro/ Shutterstock via Divulgação

A apenas 100 km de Brasília, o complexo Salto Corumbá, localizado em Corumbá de Goiás, reúne trilhas, cachoeiras, poços d’água e muita área verde. Os aventureiros podem se instalar em espaços de camping do Eco Parque. Um dos destaques é a famosa cachoeira Salto Corumbá, com 50m de queda d’água, que podem ser acessados por uma trilha de 1 km para um mirante de tirar o fôlego. Há também o Poço da Gruta, com água cristalina em meio a um paredão desenhado pela ação da água. A taxa de uso do espaço gira em torno de R$ 40 por dia. Não é obrigatório estar acompanhado de guia.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada por Shutterstock via Divulgação

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos