Região

Prefeitura de Ibaté realiza campanha sobre a importância da amamentação



A Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde do Governo Federal, deram início a Campanha “Agosto Dourado”, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada sempre na primeira semana de agosto e foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando o envolvimento de grupos e instituições de todo o mundo para a discussão sobre o tema.
Em abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou a lei nº 13.435, instituindo o “Agosto Dourado” como o mês do aleitamento materno. A Campanha da Semana Mundial de Amamentação vem acontecendo de 1º a 7 de agosto e o tema para este ano é: “Amamentação é a base da vida”.

 

Em Ibaté, o Departamento de Saúde reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento e a proteção da criança até os dois primeiros anos de vida ou mais. “Sabemos que o leite materno é o melhor e mais rico alimento que a criança, até os seis meses de vida, deve receber. Grande parte da população sabe, porém é preciso que seja feito sempre o reforço das informações quanto aos benefícios que esse alimento proporciona para mães e bebês. E essa é a principal razão do ‘Agosto Dourado’”, observou a assessora de Saúde, Elaine Sartoreli.

 

Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda. Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno. Entre eles, uma proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que estabelece punição com multa de até R$ 477 mil quem constranger uma mãe que esteja amamentando em locais públicos (PLS 514/2015).

 

Para reforçar a importância da amamentação e seguindo a linha da campanha, a Prefeitura de Ibaté realizará uma série de ações durante este mês. “Sempre aderimos as campanhas relacionadas a saúde, que buscam orientar as pessoas, pois sabemos da importância que é prevenir doenças e orientar sobre alguns temas e dessa vez é sobre a amamentação, que é muito importante para o desenvolvimento das crianças, por isso damos total apoio. Este mês teremos diversas atividades destacando a importância da amamentação”, comentou o prefeito José Luiz Parrella.

 

Entre as atividades planejadas pela Prefeitura de Ibaté, estão Rodas de Conversa com o tema “Amamentação é a Base da Vida”.

O primeiro encontro será com a enfermeira Karine Silva, do Banco de Leite de São Carlos, no Centro de Referência da Saúde da Mulher, no dia 6 de agosto, às 12h.

A outra palestra acontecerá no dia 8 de agosto, às 12h, também no Centro de Referência da Saúde da Mulher, a presença da médica obstetra Dª. Claudia Adão.

Para finalizar, no dia 10 de agosto, às 9h, no Centro de Formação Artística “Anna Ponciano Marques”, conhecido como Centro Cultural, no Jardim Cruzado, a nutricionista Mayara Assoni e a enfermeira Vilma Souza conversarão com as grávidas e as mamães.

Zé Parrella convida todas as famílias grávidas e com bebês para participarem das atividades. “Será gratificante contar com a presença de todas as famílias que têm gestantes e crianças recém-nascidas para participar dessas rodas de conversa, por isso convido toda a população para estar presente”, finalizou o prefeito.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

4

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias