Região

Educadores de Ibaté participam de palestra sobre as competências da BNCC

A Prefeitura de Ibaté, por meio do Departamento de Educação e Cultura, promoveu a realização da palestra “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as 10 competências”, com o palestrante Marcos Felipe Scozzafare, da Editora Somos, em parceria com as editoras Ática, Scipione e Saraiva, na última sexta-feira (20), dando assim, início ao 2º semestre do aluno letivo.

A BNCC é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica que compreendem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), orientado por princípios éticos, políticos e estéticos que visam a formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A partir da homologação da BNCC, em 2017, os departamentos voltados à Educação passam a reformular seus currículos e suas propostas pedagógicas para garantir a todos os estudantes as aprendizagens essenciais que devem proporcionar o desenvolvimento de competências gerais, definidos como: mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

As 10 competências do documento são: conhecimento, pensamento cientifico, crítico e criativo, senso estético e repertorio cultural, comunicação, cultura digital, autogestão, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e por fim, autonomia. “É de suma importância para a rede municipal de ensino, que o professores sejam capacitados para as mudanças que a BNCC propõe, pois desta maneira buscamos garantir que os alunos tenham acesso ao ensino de qualidade. Além da capacitação para os professores, nossos coordenadores pedagógicos vêm participando de reuniões e treinamentos para a implantação da BNCC em nosso município”, afirmou a Assessora de Educação e Cultura de Ibaté, Maria de Fátima Vaz.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destaca a importância dos educadores se qualificarem. “É sempre importante que os nossos educadores possam participar de palestras e atividades buscando cada vez mais conhecimento na área de atuação e com isso levar mais conhecimentos aos nossos alunos”, disse o chefe do Executivo.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos