Região

Equipe gestora da Rede Municipal de Ensino de Ibaté participa de capacitações sobre a BNCC

 

No último dia 28 de junho, no Auditório Bento Prado, no Paço Municipal de São Carlos, a equipe da Rede Municipal de Ensino de Ibaté participou da Formação “Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sua função nos currículos e Prova Brasil". O evento foi uma organização da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP) em parceria com a Moderna e com apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Na ocasião, os Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos de vários municípios da região puderam participar de orientações sobre as mudanças na Base Nacional Comum Curricular obedecendo aos princípios constitucionais da legalidade.

Pela cidade de Ibaté participaram a Assessora de Educação, Coordenadora Pedagógica Geral, Diretores, Vice-diretor e Coordenadores Pedagógicos.
A BNCC é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.

O documento da BNCC voltada para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, foi homologada em 20 de dezembro de 2017 e o documento referente ao Ensino Médio encontra-se nos trâmites finais.

Isso significa que a Base determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos e alunas têm o direito de aprender - ano a ano - durante toda sua vida escolar, estabelecendo os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas. O encontro foi muito proveitoso e serviu para a equipe ter um maior contato com a nova BNCC e se orientar para os estudos e aplicação das mudanças.

Além desse encontro, representantes do Departamento de Educação de Ibaté estão empenhados em buscar informações que auxiliem na implementação da BNCC na Educação do município, e já participaram, desde junho de 2017, de formações em São Paulo, São João da Boa Vista, Araraquara e agora, essa última em São Carlos. Contando sempre com o apoio da UNDIME-SP, Consed, Editoras e Fundações, articulando, mobilizando e integrando todos os envolvidos para construir e defender a educação pública com qualidade e equidade.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destaca a importância da equipe da Rede Municipal de Ensino de Ibaté participar de qualificações. “É sempre bom que os gestores da Educação estejam participando de cursos, atividades e capacitações, para com isso se manter informados das novidades nessa área e também transmitir mais conhecimentos aos nossos alunos”, apontou o chefe do Executivo.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos