Economia

Serasa dá 5 dicas para ajudar o MEI a contratar um funcionário

A produtividade é um dos principais fatores para o crescimento de uma empresa. Segundo a Lei Complementar nº 128/08, os MEIs podem fazer a contratação de um funcionário e aproveitar este benefício pode ser uma boa saída para reforçar e expandir os negócios. Para ajudar os MEIs neste processo, os especialistas do Serasa Empreendedor – braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor – reuniram 5 dicas, veja abaixo:

  1. Tem ideia dos reais gastos?

A contratação de um funcionário custa mais do que o salário oferecido. Além da quantia mensal, gastos com benefícios, férias, décimo terceiro, encargos etc. devem ser considerados. Por isso, é essencial que todos os custos estejam planejados para não gerar determinados problemas na hora do pagamento;

  1. Como definir o salário?

Não tem como negar que o salário oferecido pesa muito na hora da pessoa avaliar uma proposta de trabalho. No caso do MEI, no mínimo, a remuneração deve ser o salário mínimo previsto em Lei Federal ou o piso da categoria definido por convenção coletiva. Para deixar a oportunidade mais atrativa, se possível, avalie se há condição de aumentar o valor ou oferecer benefícios, além dos previstos por lei;

  1. Qual o melhor perfil?

É fundamental pensar sobre o tipo de profissional que, de fato, pode ajudar a aumentar a produtividade do negócio. O candidato mais adequado precisa ter o conhecimento e as habilidades necessárias para contribuir no dia a dia;

  1. Onde buscar este profissional?

Para encontrar o braço direito do microempreendedor individual, analisar indicações de pessoas próximas pode ser uma boa saída. Fazer a divulgação nas redes sociais e em grupos de ofertas de trabalho também pode ajudar a encontrar o perfil desejado;

  1. Não se esqueça das obrigações legais!

Encontrou o profissional e está satisfeito com a contratação? Legal! Agora, não se esqueça das obrigações legais, como o recolhimento mensal do FGTS. O MEI não precisa ter um contador formal, mas em caso de dúvidas, é importante buscar ajuda especializada.

Quer conhecer mais dicas sobre o universo das microempresas? Entre na plataforma do gratuita do Serasa Empreendedor e confira! A página(www.serasaempreendedor.com.br) também disponibiliza sem custo diversos serviços específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses) e a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa eTwitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa. 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias