Região

Escola Municipal discute temas sobre Maio Amarelo e Dia do Desafio



A Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou no mês de maio sobre dois temas de extrema relevância: trânsito mais seguro e a importância da pratica regular de atividade física e esportiva para a manutenção da saúde.

 

O Movimento Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo assim a Unidade de Ensino abordou o tema com os alunos. Segundo Alexandre Moraes Gaspar, o movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. “O objetivo dos professores, coordenação e direção foi colocar em pauta o tema segurança viária e conscientizar os alunos que eles também são responsáveis por um trânsito mais seguro. É importante dialogar com eles sobre o que está acontecendo na sociedade, já que essas informações podem salvar vidas e/ou evitar acidentes”, comentou o Diretor.

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas editou em março de 2010 uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo. O acidente de trânsito é o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

 

Para Gaspar é essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito para que as estatísticas alarmantes de acidentes possam mudar. “Procuramos conscientizar os alunos através de exposição de cartazes, através do diálogo e com atividades educativas que eles desempenham um papel importante no trânsito, ressaltando que são multiplicadores junto aos pais e toda comunidade escolar”.

 

Para finalizar o mês, os professores de Educação Física Christiano Anselmo de Oliveira e Moacir Francisco da Costa Serra colocaram em pauta através de alongamentos, jogos e brincadeiras a importância da prática da atividade física no Dia do Desafio.

 

Gaspar disse que a data serve para destacarmos que a prática regular de atividade física e esportiva é fundamental para a manutenção da saúde. “O Dia do Desafio é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o SESC (Serviço Social do Comércio).

 

Com  um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde, combatendo dessa forma obesidade. Esse ano a Encanto do Planalto enfrentou a cidade de Quivicán, de Cuba. No Dia do Desafio cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação, já que os grandes vencedores são os cidadãos, que além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”, finalizou Gaspar.

 

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) alertou sobre segurança no trânsito e ressaltar a pratica de atividade física com as crianças é o ponto inicial para termos adultos mais conscientes. “Promover a aprendizagem a partir de situações que acontecem no cotidiano é de extrema importância para estimular a conscientização e reflexão em nossos estudantes, afinal eles são agentes multiplicadores de informações e passam a cobrar uma postura responsável dos adultos. Com certeza eles vão chamar a atenção dos pais com relação ao uso do celular ao volante, excesso de velocidade e ressaltar sobre a importância da pratica de atividade física, combatendo dessa forma a obesidade e evitando que as estatísticas alarmantes de acidentes no trânsito aumentem. Parabéns para a direção, coordenação e professores. Nossos docentes são empenhados, dedicados e são comprometidos para a construção de uma educação de qualidade”, enfatizou.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias