Economia

Honda vai abrir fábrica de Itirapina em 2019, mas deixará de produzir carros em Sumaré

Reestruturação tem como objetivo fortalecer a sustentabilidade dos negócios de automóveis

 

Visando reforçar a competitividade do negócio para os próximos anos, a Honda decidiu reestruturar o sistema de produção no Brasil, iniciando a operação da fábrica de Itirapina com a transferência da produção de automóveis de Sumaré para a nova planta. A unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda.

 

 A mudança ocorrerá gradativamente, a partir do início de 2019, com conclusão prevista para 2021.

 

 Apesar de o mercado local apresentar uma recente recuperação, as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado anteriormente. Com base no cenário atual, será preciso fortalecer a estrutura de produção de automóveis para garantir a sustentabilidade do negócio para o futuro.  

 

 Por meio dessa restruturação, a Honda Automóveis passará a produzir todos os modelos locais na planta de Itirapina (SP), equipada com tecnologia mais atualizada.

 

A nova unidade é o resultado de um projeto mais moderno e, consequentemente, mais eficiente do ponto de vista de produtividade, com melhor flexibilidade para atender às demandas tecnológicas para atualizações em nossa linha de automóveis.

 

A unidade também apresenta ganhos em sustentabilidade. Um exemplo é o processo de pintura a base d'água que, aliado ao uso de menor quantidade de tinta, é menos poluente, garantindo a mesma qualidade no acabamento.

 

Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção do modelo Fit e contará com a experiência de colaboradores da planta de Sumaré, que serão transferidos para Itirapina.

 

Em Sumaré permanecerão atividades que receberam investimentos recentes:  produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Ferramentaria; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.  

 

Há 46 anos no Brasil, 20 deles como fabricante de automóveis, a Honda reafirma seu compromisso com o País e o mercado brasileiro. A empresa reforça que as mudanças fazem parte de sua constante evolução, com o objetivo de entregar produtos e serviços da mais alta qualidade para seus clientes e garantir a sustentabilidade de seus negócios.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias