Saúde

Salas cirúrgicas inteligente beneficiará alunos da UFSCar

Salas cirúrgicas inteligente irão beneficiar alunos de Medicina da Universidade Brasil e da UFSCar

Os alunos das faculdades conveniadas com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos poderão acompanhar os procedimentos cirúrgicos, aprendendo e adquirindo mais conhecimento de forma prática com a implantação da sala cirúrgica “inteligente”. Os recursos para implantação foram disponibilizados através de emenda parlamentar do Presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar.

 

A Sala Integrada (Inteligente) permite ao hospital reduzir o tempo dos procedimentos cirúrgicos, reduzir o tempo de hospitalização, reduz o índice de infecção hospitalar, reduzir as taxas de transfusão de sangue e derivados, reduzir os gastos com analgésicos e opióides, acrescer o número de cirurgias, aumentar a rotatividade de leitos cirúrgicos, reduzir o número de profissionais em movimentação na sala cirúrgica, oferecer maior qualidade, ergonomia, eficiência e segurança ao pacientes, obter condições de ambiência ótimas: de temperatura, umidade e ventilação e otimizar projetos elétricos, de gases medicinais e sistema de estabilização eletrônica.

 

O conceito de “sala cirúrgica inteligente” utiliza as mais avançadas tecnologias disponíveis para a visualização de imagens em alta definição (Full HD), como: Vídeocirurgia, PACS (armazenamento e acesso de imagens radiológicas e exames laboratoriais), Monitoração Hemodinâmica e Videoconferência/Telemedicina. Esta tecnologia contempla procedimentos em Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cardiologia/Cirurgia Cardíaca, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia e Neurocirurgia. Além das vantagens já citadas, este tipo de sala oferece um desenho integrado com ergonomia para equipe cirúrgica, eficiência, segurança, comunicação em tempo real com a instituição local e à distância (telementoring). Com todos estes mecanismos, os estudantes de medicina da Universidade Brasil e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) poderão observar e participar as cirurgias de forma mais clara.

 

Além de melhorar significativamente o atendimento a toda população, com esta sala, pode ser ampliado ainda mais a parceria existente entre a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e as Universidades, Universidade Brasil e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), possibilitando o aprimoramento dos cursos de medicina e o conhecimento prático dos alunos.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias