Cultura

Parque Ecológico participa de comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem

Parque Ecológico participa de comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem

 

O “Dia Mundial da Vida Selvagem” (World Wildlife Day), celebrado no dia 3 março, foi comemorado durante o final de semana, no Parque Ecológico de São Carlos. O tema escolhido para esse ano foi “Grandes Felinos – Predadores Ameaçados”.

 

Criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 2013, “Dia Mundial da Vida Selvagem” faz um alerta para que o mundo todo, em especial as instituições voltadas para a conservação, voltem seus olhos para as espécies mais ameaçadas da natureza.

 

No Brasil, a Onça Pintada (Panthera onça) está na lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e na “Lista Vermelha” da União Internacional para Conservação da Natureza (The IUCN Red List of Threatened Species), como ameaçada de extinção.

 

Durante o final de semana, a equipe de Educação Ambiental do Parque Ecológico conversou com cerca de 2 mil visitantes sobre as espécies de grandes felinos que estão abrigados no local, sua importância para a natureza e o que as pessoas podem fazer para ajudar. “Hoje, temos muito pouco para comemorar. É necessário um grande trabalho de conscientização. Os felinos estão sofrendo várias ameaças, inclusive o risco de extinção”, afirmou Samanta Campos da Silva, funcionária e organizadora da atividade no Parque Ecológico.

 

A ONG WWF-Brasil, integrante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro, destaca a importância das ações para a conservação dos felinos, principalmente da onça pintada. “O WWF-Brasil já vem apoiando ações de conservação da onça pintada há 15 anos, em parceria com a Fundação Vida Silvestre Argentina e parceiros locais nos dois países, na região de Foz do Iguaçu (PR). Mas, apesar de todos os esforços e resultados positivos, o trabalho de conservação da espécie nunca foi tão importante e é, por meio de ações como essa que conseguiremos colocar a onça-pintada no radar de todo o mundo”, comenta Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.

 

A onça pintada é considerada uma predadora topo de cadeia e a degradação de seu habitat natural é umas das principais ameaças a sua vida. Está presente em praticamente todos os estados, sendo classificada como espécie vulnerável na Amazônia e no Pantanal, ameaçada de extinção no cerrado e criticamente ameaçada na mata atlântica e na caatinga. Esse fato reforça que mais de 50% de seu habitat natural foi perdido.

 

Para quem quer saber mais sobre os felinos, o Parque Ecológico de São Carlos é aberto para visitação pública de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30. O Parque não cobra a entrada.

Mais informações e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos