Região

Edinho verifica obras de drenagem necessárias no Jardim Cruzeiro do Sul

Prefeito visitou a EMEF Waldemar Saffiotti e o CER Marialice Lia Tedde, locais mais afetados pelas fortes chuvas da última terça-feira (27/2), e vistoriou erosão em obra inacabada de drenagem no bairro

 

??O prefeito Edinho esteve na região do Jardim Cruzeiro do Sul na manhã desta sexta-feira (2) para verificar as obras necessárias para melhorar a drenagem do bairro e evitar alagamentos como o da última terça-feira (27/2), quando choveu 77 mm em Araraquara — quase oito vezes o esperado para aquele dia.

Edinho visitou a EMEF ?(Escola Municipal de Ensino Fundamental) ?Waldemar Saffiotti e o CER ?(Centro de Educação e Recreação) ?Marialice Lia Tedde, os locais mais afetados pelas fortes chuvas. Na EMEF, Edinho foi recebido pela diretora interina, Maria Alice Foschini Del Duca, e no CER, pela diretora, Simone Franco Benelli.

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito verificou as adequações que são necessárias nas unidades educacionais. “As enchentes ocorreram na terça-feira. Já na quarta-feira, a escola estava em plenas condições de uso. Na quinta-feira, estávamos na escola e no CER verificando o que era necessário. Vamos fazer tudo o que for preciso para prevenir e consertar o que as chuvas danificaram”, afirmou Edinho em transmissão ao vivo pelo Facebook.

Segundo funcionários da EMEF, a escola nunca havia registrado uma inundação como a ocorrida na terça-feira. Funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos chegaram a um diagnóstico para o problema: uma obra de drenagem inacabada, entupida por lixo e outros materiais — tinha até sofá. Isso formou uma erosão ao lado da Avenida Joaquim Meirelles Resende? e fez as águas chegarem à escola?.

“Os técnicos identificaram um problema grave e que aumenta os riscos de enchentes nesta região. Há oito anos, uma obra foi interrompida no Jardim Cruzeiro do Sul. Um loteador do Jardim Diamante, em parceria com a Prefeitura, fazia uma obra de drenagem. O loteador entrava com a mão de obra e a Prefeitura entregava os tubos. Mas a Prefeitura deixou de entregar os tubos e o loteador interrompeu o trabalho. A água vinha e passava pela linha de tubo que estava construída”, explicou o prefeito.

“O local, infelizmente, virou depósito de entulho. Até sofá foi encontrado entupindo a tubulação. A água subiu e passou sobre a linha de tubo, desceu até a escola e ocorreu a inundação”, continuou.

 

A continuação da obra é estimada em R$ 500 mil. “Estive aqui com os técnicos e vamos começar a elaborar o projeto para retomada dessas obras. A Prefeitura vai fazer um esforço imenso. A população do Cruzeiro do Sul e as crianças da escola e do CER não podem sofrer os danos dessa obra inacabada”, reforçou Edinho.

 

?Consciência?

Segundo Edinho, o problema pode ser evitado de duas formas: alterando o modelo de desenvolvimento urbano, tomando mais cuidado com as áreas de preservação ambiental, e evitando o descarte de lixo e outros materiais em locais que não são apropriados.

“Temos que ter consciência ambiental. Cada vez que se joga uma cadeira, um saco de lixo, um sofá, um colchão em uma área não ocupada, esse lixo, quando chove, vai procurar a parte mais baixa. Cada vez que se joga lixo, estamos golpeando a natureza, destruindo rios e córregos e colocando em risco as futuras gerações. É uma responsabilidade de todos nós, de cada morador de Araraquara”, refletiu o prefeito.

As visitas foram acompanhadas pela secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos; o chefe de gabinete, Alan Silva; o secretário de Obras e Serviços Públicos, João Bernal; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o corregedor da Guarda Municipal, Gilson Bessegatto; além de outros funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias