Esporte

Após 5 anos desativada, Prefeitura reabre piscina do Cidade Aracy

Após 5 anos desativada, Prefeitura reabre piscina do Cidade Aracy

 

 

Após 5 anos desativada e servindo de moradia para mosquito transmissor da Dengue, a piscina pública do bairro Cidade Aracy, localizada ao lado do Centro da Juventude Lauriberto José Reys, foi reaberta ontem (9) pelo prefeito Airton Garcia e pelos secretários de Infância e Juventude, Paulo Wilhelm e de Esportes e Lazer, Edson Ferraz.

A piscina, única pública construída no bairro Cidade Aracy, contou com investimentos de R$ 648 mil do Governo Federal, via Ministério do Esporte.

“Primeira coisa que solicitei foi que antes de iniciar a reforma que construíssem o murro para proteger o local. Fiz isso, primeiro pensando na segurança das crianças, tinha medo que um moleque passasse por aqui e resolvesse nadar sozinho, como a piscina é grande e profunda, poderia acontecer um afogamento, depois para resguarda o equipamento público”, disse o prefeito Airton Garcia feliz com a alegria das primeiras crianças que já estavam fazendo aula de natação no local.

Estavam presentes na reabertura da piscina os vereadores Moisés Lazarine, João Baptista Muller e Leandro Amaral, além demais secretários municipais, professores, representantes da Proara e moradores da região.

A piscina foi inaugurada em 2010 na administração do ex-prefeito Oswaldo Barba (PT). A Prefeitura informou que o espaço foi interditado ao público em 2012, com problemas nas bombas e nos vestiários, que foram depredados.

Em 2014 recebeu quatro novas bombas, nova tubulação hidráulica, porém a reforma nem chegou a ser finalizada e o equipamento público foi novamente depredado, com fiação, chuveiros e bombas furtados por falta de segurança. De lá para cá nada mais tinha sido feito para a reabertura da piscina.

De acordo com o secretário Paulo Wilhelm, da Infância e Juventude, foi necessário recuperar a área toda e não somente os equipamentos da piscina para poder reativar os serviços oferecidos para a população. É um patrimônio que muitas cidades não têm e que nos não podíamos perder”, ressaltou o secretário.

Wilhelm também explicou como vai funcionar o local. “A piscina é pública, porém não é uma piscina para lazer, é para trabalho educacional, para aulas de natação e hidroginástica, tanto que nem possui parte rasa, é semi-olímpica. Já temos uma parceria com a ONG Proara que vai ministrar as aulas. Também pretendemos fazer uma parceria com o Corpo de Bombeiros para treinamento”, explica o secretário de Infância e Juventude.

 

“Essa piscina é semi-olímpica (25 x 12,5m) com 6 raias, toda azulejada, porém estava desativada há mais de 5 anos e agora conseguimos devolver à população esse equipamento de extrema importância para toda essa região. Na verdade quem ganha não é somente o Cidade Aracy, é a cidade de São Carlos”, garante Edson Ferraz, secretário de Esportes e Lazer.

Airton finalizou dizendo que os filhos de moradores da região do Aracy tem que ter os mesmos direitos dos filhos de pessoas que residem em outras regiões da cidade. “As crianças e jovens do Aracy tem que ter os mesmos direitos daqueles que podem frequentar clubes chiques da cidade”.

Aulas. As pessoas interessadas em vagas para aulas de natação ou hidroginástica já podem procurar o Centro da Juventude Lauriberto José Reys, localizado na rua José Francisco Bicaletto, s/nº, no bairro Cidade Aracy II, para fazer a inscrição. É necessário apresentação de atestado médico que pode ser emitido, após exames, pelos médicos da UPA do Cidade Aracy.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

4

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias