Política

Senador fala de realizar convênios entre universidades da Itália e São Carlos

Vereador Azuiate e senador da República Italiana Fausto Guilherme Longo  no CPP. (Foto: Abner Amiel).

 

Folha SCR

 

O senador da República Italiana Fausto Guilherme Longo está em visita a São Carlos nesta quarta-feira (7) para participar de uma homenagem. A Câmara Municipal de São Carlos vai realizar uma sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário de São Carlos ao parlamentar Italiano, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.

 

Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira na sede regional do Centro do Professorado Paulista (CPP), o primeiro senador brasileiro eleito para o Parlamento da Itália falou da importância de receber o título no município, informou da intenção de pleitear uma vaga no Congresso nas eleições 2018 da Itália e de buscar criar convênios entre universidades italianas e o município.

 

“Estou muito honrado ser cidadão honorário de São Carlos na cidade onde pela primeira vez a minha família trabalhou e ganhou com seu próprio trabalho o direito de viver em um país tão belo como o Brasil. São Carlos foi a casa acolhedora da família Candido de Longo, com seus  quatro filhos. Foi aqui nesta terra que nasceu a verdadeira oportunidade da minha família fixar no país, na Fazenda do Conde do Pinhal. Eu não posso sentir nada menos que um grande orgulho por estar recebendo a homenagem”, disse o senador ao lado do vereador Azuaite.

 

O senador Fausto Guilherme Longo disse que já intercedeu por São Carlos, principalmente na vinda do ParqTec, e na implantação de duas empresa. Ele disse que vai ficar em dívida com o município.

 

“Agora eu tenho uma responsabilidade com a cidade e pode ter certeza Câmara e população que vocês ganharam um cidadão são-carlense. São Carlos é respeitada em toda América do Sul por ser um centro que promove o desenvolvimento de tecnologia e será importante  para ajudar o país na inserção do mercado internacional. Quero ajudar trazendo acordos, convênios, protocolos de cooperação técnica entre universidades italianas e essa belíssima cidade”.

 

O senador da República Italiana Fausto Guilherme vai receber homenagem na noite desta quarta-feira, a partir das 19h30, na Câmara Municipal.

 

Vida

 

Primeiro senador brasileiro eleito para o Parlamento da Itália, natural de Amparo e ex-vereador em Piracicaba, (onde foi secretário municipal de Turismo e participou da organização do Salão Internacional de Humor desde o início), Fausto Guilherme Longo ocupa uma das duas cadeiras que o parlamento Italiano oferece aos ítalo-descendentes da América do Sul. Ele foi  eleito pela “Alleanza Italia Bene Comune”, formada pelos partidos PD (Partido Democrático), PSI (Partido Socialista Italiano) e SEL (Sinistra, Ecologia e Liberta), para o mandato referente ao quinquênio 2013/2018. Faz parte da 10º Comissão Industria, Comercio e Turismo, e do CQIE, Comitê para as Questões dos Italianos no Exterior.

 

Fausto Longo é coordenador do Partido Socialista Italiano para a América do Sul (Circoscrizione America Meridionale) e representante da Federação Latino-Americana de Cidades Turísticas para a União Europeia. Mestre em Habitação, Tecnologia e Planejamento pelo IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), arquiteto e urbanista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Fundação Belas Artes de São Paulo, exerceu as funções de gerente de Ação Regional da FIESP;pesquisador  e coordenador de Comunicação Social e Marketing do IPT; chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; coordenador de Comunicação Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, de Comunicação Social da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e do Programa São Paulo Design.

 

Na FIESP/CIESP, exerceu, ainda, as seguintes funções: Chefe do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gerente de Infra-Estrutura, Meio Ambiente e Design, Gerente de Projetos Especiais e Secretário Executivo dos Conselhos Temáticos e Comitês de Cadeias Produtivas da FIESP/CIESP.

 

Em suas atividades profissionais e empresariais atuou nos setores de arquitetura, planejamento urbano, engenharia e construção, publicidade e propaganda, design gráfico e têxtil, mármores e granitos e ensino, sendo ainda  consultor da Presidência da Embratur.

 

Desde 2006, o Congresso da Itália tem quatro vagas para a Câmara e duas para o Senado reservadas a representantes da América do Sul. Apesar de eleitos por ítalo-descendentes, os políticos têm a mesma atribuição de poderes e obrigações de qualquer outro congressista. O Senador Longo é um grande propagador de intercâmbio cultural e educacional entre jovens brasileiros e italianos, desburocratização e eliminação de fila para obtenção da cidadania italiana no Brasil e aprovar uma lei que introduz nas escolas italianas o estudo obrigatório das migrações e presenças italianas no mundo.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos