Cidade

Kassab lança programa “Internet Para Todos” em São Carlos

Kassab lança programa “Internet Para Todos” em São Carlos

 

 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve em São Carlos na manhã do último domingo (4). Ele visitou a cidade para apresentar o programa “Internet para Todos”, iniciativa do Governo Federal que tem o objetivo de levar conectividade para as localidades, escolas, hospitais e unidades de saúde brasileiras sem acesso a banda larga.

 

O ministro foi recebido no auditório do Paço Municipal pelo prefeito Airton Garcia, pelo vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Giuliano Cardinali, por secretários municipais, vereadores e políticos da cidade e da região.

 

O assessor da presidência da Telebrás, Alex Sandro Magalhães, apresentou o programa para as autoridades que lotaram o auditório Bento Prado Júnior. “A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que é parte do esforço do governo brasileiro para ampliar o acesso à internet no Brasil. Lançado ao espaço em maio de 2017, recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo, por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Defesa. Cada município cuidará da infraestrutura básica e as condições necessárias para a instalação da antena e dos equipamentos. Além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também deverá arcar com as despesas de energia elétrica que os equipamentos vão consumir”, explicou o assessor.

 

 Em São Carlos, nesta primeira etapa, os equipamentos serão utilizados para levar internet de alta velocidade para as escolas municipais e para as unidades de saúde. O programa Internet para Todos é o maior programa de inclusão social do país, oportunizando o acesso a informação. Futuramente o município poderá indicar outras localidades para receber a banda larga, sendo que o programa oferecerá gratuitamente a conexão, porém a empresa credenciada que irá prestar o serviço para a comunidade poderá cobrar um pequeno valor.

 

De acordo com Giuliano Cardinali esse é um programa importante para o desenvolvimento social e inclusão da população de São Carlos. “Vamos ter acesso à alta tecnologia e acesso à internet de qualidade. Com isso, pretendemos desenvolver áreas como a educação e colocar o município em um patamar de desenvolvimento”, comenta o vice-prefeito.

 

Para o prefeito Airton Garcia hoje é impossível viver sem tecnologia. “Com ajuda do Ministério da Ciência e Tecnologia vamos levar internet de qualidade para todas as regiões da cidade, agora vamos melhorar nas escolas e nas unidades de saúde. A internet hoje é um direito fundamental do cidadão. Não há como nós vivermos hoje sem conexão”, garante o prefeito.

 

 “Já o ministro garantiu que todas as regiões do Brasil que não têm conectividade serão atendidas. Nas escolas e unidades de saúde, o acesso será gratuito. Já o usuário das localidades beneficiadas vai pagar, mas o custo para se conectar a internet será bem mais barato, pois o serviço está isento de tributos. O avanço será enorme e permitirá condições muito melhores de inclusão digital a todos”, disse Kassab.

 

Airton Garcia também pediu ao Ministro para que ajude com recursos para finalizar o Centro de Convenções que está sendo construído na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Já foram investidos aproximadamente R$ 25 milhões do Governo Federal, o prédio tem nove mil metros quadrados com capacidade para receber mais de quatro mil pessoas. Precisamos finalizar essa obra, pois não ganha só a comunidade universitária, ganha a cidade de São Carlos, porque nós vamos trazer uma quantidade de visitante muito grande para nossa cidade”, justificou o prefeito.

 

Após a solenidade o ministro Kassab, o prefeito Airton Garcia, o vice-prefeito Giuliano Cardinali, juntamente com a reitora da Universidade Federal de São Carlos, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, fizeram uma visita ao prédio do Centro de Convenções da Universidade.

 

Kassab também foi conhecer o novo centro de inovação localizado na antiga indústria de tecidos, um espaço com 21 mil metros quadrados no centro da cidade. O ONOVOLAB, além de oferecer um ambiente de trabalho ou coworking, é uma plataforma para o desenvolvimento de projetos inovadores.

 

No final da manhã o Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, seguiu para a cidade Araraquara, onde também lançou o programa Internet para Todos.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos