Educação

Seminário na UFSCar debaterá trabalho, profissões e política na contemporaneidade

Evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, acontece nos dias 22 e 23 de março

 

Nos dias 22 e 23 de março, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o seminário "Trabalho, Profissões e Política", organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade. O evento será um espaço de debate sobre profissões e trabalho especializado, em um contexto que articula globalização, mercantilização, crise política e judicialização dos conflitos e das relações sociais. Para tanto, terá quatro sessões, cada uma reunindo pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições e grupos de pesquisa, do Brasil e da Argentina, para exposições seguidas de debate e de intervenção do público. Todas as atividades acontecem no Auditório do Departamento de Sociologia (DS), na área Sul do Campus São Carlos.
No dia 22, às 10 horas, a primeira mesa - "Profissões e políticas públicas de Saúde" - terá a participação de Nelson Filice de Barros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Vanessa Elias de Oliveira, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Fabio de Oliveira Almeida, da UFSCar. O foco estará em aspectos contemporâneos do sistema de Saúde brasileiro e de suas políticas públicas, considerando dimensões como a governança profissional em Saúde; a judicialização da Saúde; a difusão de práticas médicas alternativas, integrativas e complementares; e a atuação das Ciências Sociais na Saúde.
Às 14 horas, a segunda mesa - "Profissões, ocupações e identidades" - contará com Juan Pedro Blois, da Universidad Nacional General Sarmiento, da Argentina; Aparecida Neri de Souza, da Unicamp; e Maria da Gloria Bonelli, da UFSCar, que abordarão as transformações no trabalho docente, nas profissões jurídicas e na atuação dos cientistas sociais na pesquisa de mercado e em marketing. A programação do dia 22 terminará com a mesa-redonda "Profissões e instituições da Justiça", às 16h15, com Rogério Arantes, da Universidade de São Paulo (USP); Fernando Fontainha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Fabiana Luci de Oliveira, da UFSCar.
No dia 23, às 9 horas, a última mesa - "Trabalho e novas profissões nas tecnologias digitais" - discutirá a eliminação de fronteiras temporais e espaciais nas atividades produtivas e a colonização da vida pelo trabalho e, assim, o "trabalho sem fim" na contemporaneidade. Participam Jacob Carlos Lima, da UFSCar; Henrique Amorim, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Bárbara Castro, da Unicamp; e Aline Suelen Pires, também da UFSCar.
Como os temas e a composição das mesas indicam, o Seminário aglutinará distintos recortes do conhecimento sobre a prática profissional e as políticas públicas em temas relacionados a Saúde, Educação, Ciências Sociais, tecnologias digitais, Direito e Justiça. As vagas são limitadas, e as inscrições já podem ser realizadas por meio de formulário online, disponível no site do PPGS, onde também está a programação completa. O endereço é www.ppgs.ufscar.br.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias