Artigo

45% dos brasileiros não controlam as próprias finanças: saiba como começar

Pesquisa do SPC Brasil e CNDL indica que 45% dos brasileiros não controlam as próprias finanças e 31% dos consumidores são inseguros para lidar com dinheiro. Veja posicionamento e orientações do presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos.

O maior problema em não controlar as finanças é correr o risco de cair no descontrole financeiro e não conseguir conquistar seus sonhos no curto, médio e longo prazos. O medo de olhar para os próprios números vem da falta de hábito, é preciso mudar o comportamento e adotar novo estilo de vida. 

 

Novo jeito de controlar as finanças

Muitas pessoas organizam o orçamento da seguinte forma: Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. Assim acabam vivendo apenas para pagar as contas, só lembrando de fazer algo que realmente desejam caso sobre dinheiro.

Infelizmente, as pessoas abandonaram o hábito de sonhar e por isso não se organizam financeiramente em torno de objetivos maiores. É preciso resgatar aquilo que realmente importa na vida, estabelecer sonhos que deseja realizar e lidar com as finanças de forma diferente.

Sugiro um novo orçamento: Ganhos (-) Sonhos (-) Despesas. Observe que dessa forma não sobra dinheiro, a pessoa reserva o necessário para realizar seus sonhos e readéqua o seu padrão de vida ao restante da renda.

 

Planejamento para conquistar sonhos

Muitas pessoas lamentam que não conseguem realizar seus sonhos, sejam eles viajar todos os anos, comprar uma casa ou um carro ou até mesmo se aposentar com tranquilidade financeira. Para mudar a situação, é preciso mudar o comportamento e a forma de controlar as finanças.

Desde 2008, a educação financeira vem sendo cada vez mais disseminada no Brasil, tanto nas escolas, para crianças, jovens e comunidade, quanto para famílias e em empresas, pela DSOP Educação Financeira. Para quem ainda não teve contato com o tema, é importante buscar livros, palestras e cursos – há muitos online e gratuitos – que ajudem a eliminar a insegurança de lidar com dinheiro.

 

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos