Saúde

UFSCar oferece sessões gratuitas de pilates para idosos com dores crônicas

UFSCar oferece sessões gratuitas de pilates para idosos com dores crônicas

 

Uma pesquisa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende avaliar a combinação entre a educação em Neurociência da dor e o pilates para a diminuição da dor crônica em pacientes idosos. O estudo "Educação em Neurociência da dor e pilates para idosos com dor lombar crônica: ensaio clínico randomizado controlado" é desenvolvido pela doutoranda Estefani Rossetti, sob orientação de Priscilla Hortense, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf), e co-orientação de Karima Gramani-Say, professora do Departamento de Gerontologia (DGero). O trabalho é realizado em parceria entre os programas de pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) e em Gerontologia (PPGGero) da Universidade.

A educação em Neurociência da dor consiste, em linhas gerais, em ensinar o paciente a compreender o processo fisiológico da dor e encará-la como um mecanismo de sobrevivência cujo propósito é proteger o corpo. Além disso, implica em mostrar que a dor está no cérebro e não é apenas uma sensação física.

O objetivo do estudo é analisar o efeito da educação em Neurociência da dor combinada à prática do pilates em comparação com a aplicação somente do pilates em idosos com dor lombar crônica. De acordo com Rossetti, "a expectativa é a diminuição dos níveis de catastrofização da dor, da incapacidade e do medo do movimento". "A proposta pode ajudar os idosos acometidos pela dor crônica a terem uma melhora em seu quadro clínico, além da reconceitualização da dor em suas vidas", acredita a pesquisadora.

 

Para desenvolver o estudo, estão sendo recrutados voluntários, homens ou mulheres, a partir de 60 anos de idade, que tenham dor lombar há mais de seis meses. Os participantes vão passar por sessões gratuitas de pilates, somadas à terapia complementar, para ajudar no controle da dor, durante oito semanas. Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora até o final deste mês (janeiro) pelo e-mail estefani.rossetti@gmail.com ou pelo telefone e WhatsApp (16) 98163-7745.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Cirurgia será transmitida em tempo real, via internet, do Centro Cirúrgico da Santa Casa

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos