Saúde

Anvisa proíbe lotes de queijo e uma marca de leite condensado

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca gaúcha Friolack. Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas. O lote 290 do Queijo Prato Lanche Fatiado e Interfolhado, com data de fabricação em 11 de novembro de 2017 e validade até 9 de fevereiro de 2018; o lote 303 do

 

Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 30 de outubro de 2017 e validade até 28 de janeiro de 2018; e o lote 312 do Queijo Coalho, com fabricação em 6 de novembro de 2017 e validade até 4 de fevereiro de 2018, tiveram a comercialização proibida pela agência. Todos eles são da marca Friolack.

 

A Friolack, que tem sede em Chapada, já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. De qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado por determinação da agência reguladora do setor. Esta medida está na Resolução RE n° 3.414, publicada no Diário Oficial da União. Em nota, a empresa Laticínio Friolack informou que "não há registros no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações dos produtos queijo prato lanche fatiado e interfolhado - lote 290, queijo mussarela fatiado - lote 303 e queijo coalho - lote 312. Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente realizamos análises microbiológicas em laboratório próprio, de amostras do schelf life e efetuamos o envio de amostras destes lotes para laboratório credenciado junto ao Ministério da Agricultura". Conforme o comunicado, "o laudo realizado por instituto/laboratório com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade".

 

Ainda segundo a nota, a companhia enfatiza acreditar "se tratar de um equívoco que será esclarecido. A empresa está adotando todas as medidas necessárias para a rápida elucidação do fato, diga-se de passagem, eventual e sem precedentes. Antes mesmo da publicação da Resolução RE nº 3.414 pela Anvisa, já se deram os recolhimentos voluntários dos referidos lotes questionados". A empresa colocou à disposição o SAC (sac@friolack.com.br) ou telefone (54)4052-9228. (Jornal do Comércio-jcrs.uol.com.br).

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias