Nacional

7 mil presos sairão às ruas no Estado de São Paulo sem tornozeleira eletrônica

7 mil presos sairão às ruas no Estado de São Paulo sem tornozeleira eletrônica

Presídio de Itirapina deve liberar detentos a partir desta sexta-feira para passar o final de ano com a família

Folha SCR

 

Ao menos sete mil presos do total de detentos beneficiados com a saída temporária de Natal e Ano Novo deixarão os presídios do estado de São Paulo sem tornozeleira eletrônica. O contrato com a empresa que fornecia os aparelhos foi rescindido em agosto pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e até o momento ninguém assumiu o serviço. Homens e mulheres beneficiados com o indulto de Final de Ano começarão a deixar as prisões a partir desta sexta-feira (22).

 

Apesar da SAP não divulgar o número total de presos que vai se beneficiar com a saída temporária, é sabido que o número de condenados nas ruas será maior.

 

Ano passado 33.093 detentos foram beneficiados com a saída de Natal e Ano Novo. 1.528 não retornaram.

 

Estima que do presídio de Itirapina, o mais próximo de São Carlos, mais de 450 detentos vão passar o fim do ano em liberdade. Questionada pelo jornal Folha São Carlos e Região sobre a quantidade de detentos que estariam sem tornozeleira do presídio de Itirapina, a SAP não quis informar.

 

A saída temporária é destinada aos presos em regime semiaberto. O uso de tornozeleira eletrônica é determinado conforme o tipo de crime cometido, cidade de destino do condenado ou quantidade de pena restante.

 

Monitoramento. Em nota, a SAP informou que todos os beneficiados serão monitorados pelas forças de segurança do estado, que receberão os endereços dos presos. Também afirma que está tomando providências para retomar o fornecimento das tornozeleiras eletrônicas o quanto antes.

 

Quando rescindiu o contrato de fornecimento das tornozeleiras com a empresa Synergye, a secretaria chamou a segunda colocada na licitação para celebrar um novo contrato. Contudo, a empresa conseguiu suspender a rescisão de contrato na Justiça.  

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Bolsonaro amanhece com batom, maquiagem, brincos e colares em outdoor em São Carlos

2

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira

3

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

4

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

5

Ganhadores do Oscar nas principais categorias