Esporte

Idoso de 81 anos dribla idade e completa percurso de 6km em corrida do Sesc em São Carlos

Na reta final ele estava correndo com muita dificuldade, com a mão na cintura fazendo careta demostrando dores lombares. (Foto:Abner Amiel)

 

Redação Folha SCR

 

 

 Ao menos 1.9 mil pessoas de São Carlos e cidades da região participaram na manhã deste domingo (26) do Circuito Sesc de Corridas . O evento faz parte das atividades que celebram os 160 anos da cidade de São Carlos.

 

Avenida Comendador Alfredo Maffei ficou apinhada de jovens, adultos e alguns idosos que participaram do circuito da corrida, que era entre 3km e 6km. O destaque ficou para os integrantes da terceira idade. No interior da aglomeração tinha Fausto da Silva Lisboa, de 81 anos, que veio de São Paulo a fim de participar do evento.

 

 

Após a largada, que aconteceu por voltas das 8h30, muitos participantes se desgastaram no meio da corrida e prevendo que não conseguiriam completar percurso (Av. Comendador Alfredo Maffei, Av. Francisco Pereira Lopes, Av. Tancredo Neves, Rua Oscar Jensen) de 6km, optaram fazer o de 3km. 

 

O que surpreendeu que mesmo com idade avançada, cansaço físico, respiração ofegante, Fausto conseguiu completar o percurso. Na reta final ele estava correndo com muita dificuldade, com a mão na cintura fazendo careta demostrando dores lombares, mas o público percebeu e começou ovacioná-lo, o coro foi o suficiente para ele ganhar fôlego e chegar na reta final com ajuda de dois monitores. (Vídeo).

 

“O último 1 km foi difícil”, disse Fausto. “Mas eu treinei, estou bem, dá para fazer outra vez”, acrescentou com tom de humor após terminar a corrida.

 

Fausto disse que é aluno do curso de corrida e de vôlei do Sesc Pinheiro de São Paulo. Questionado qual seria o elixir que dava toda o combustível para uma vida saúdavel, ele recomendou uma receita. “Não comer muita gordura, fazer bastante exercício e não fumar nem beber bebidas alcoólicas. O resto está liberado”.

 

Fausto não foi o único a confidenciar o segredo de manter uma vida depois dos 50 saudável. A médica Regina Lourenço de 66 anos também completou os 6km. “Eu fiz o percurso tranquila. Eu corre há muitos anos, eu já participei de 79 maratonas”, disse.

“O segredo é manter uma rotina dinâmica, tem que correr, fazer exercícios que dá para garantir uma saúde boa”. Ela garantiu que vai estar presente no circuito Água Vermelha e Santa Eudóxia no próximo domingo.

 

A gerente do Sesc, Vilma Marchi, o prefeito Airton Garcia, os secretários Edson Ferraz (Esporte), Matheus Aquino (Comunicação), Mariel Olmo (Obras Públicas) estiveram presentes no evento.

 

Corrida Sesc

 

Essa prova é voltada aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e à comunidade da cidade e região. É uma série de provas para pedestres com percursos e distâncias variadas, realizada em diferentes cidades do estado de São Paulo. Mais que uma proposta de estímulo à prática de esporte e atividade física, é uma oportunidade de exercício da cidadania, de descoberta de um bem-estar e da possibilidade de uma melhor qualidade de vida, além de promover a inclusão e a integração de diversos grupos e lugares.

 

A corrida vem sendo uma das práticas esportivas mais inclusivas e democráticas da atualidade e por isso o número de adeptos dessa atividade vem aumentando significativamente. Está muito relacionada ao corpo e o movimento em diversos contextos socioculturais, diversos espaços e com diferentes objetivos. Não exige nenhum tipo de instrumento e pode ser praticado em qualquer lugar, sem falar nos benefícios para a saúde, como por exemplo, a melhora do condicionamento físico, e também a relação com o espaço urbano.

 

 

 

 

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira