Cidade

Agricultura vai implantar a campanha “Segunda Sem Carne” nos restaurantes populares

Secretaria de Agricultura vai implantar a campanha “Segunda Sem Carne” nos restaurantes populares

 

A Campanha “Segunda Sem Carne”, promovida pela Humane Society International (HSI), movimento internacional de cunho popular, sem fins lucrativos, que começou em 2003 na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health nos Estados Unidos, que consiste em tirar a carne do cardápio um dia por semana pela saúde humana e do planeta, vai ser implantada em São Carlos nas duas unidades do programa Restaurante Popular.

 

Para apresentar o projeto e realizar a capacitação de nutricionistas e cozinheiras, estiveram na manhã desta sexta-feira (24), na cozinha industrial da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a gerente de políticas alimentares, Sandra Lopes e o chefe de cozinha, André Vieland, da Humane Society International, quando foram feitos diversos pratos sem proteína animal, porém com produtos utilizados pelo município no cardápio dos restaurantes populares.

 

“Utilizamos os insumos do local onde realizamos as capacitações, provando que não é necessário aquisição de outros produtos para fazer pratos tão nutritivos quanto os que levam a proteína animal”, explicou Sandra Lopes.

gerente de políticas alimentares também falou da aceitação da campanha em vários municípios brasileiros. “De três anos para cá, com as mudanças dos hábitos alimentares, a aceitação está bem maior, antes nós nem conseguimos apresentar a ideia de substituição da proteína animal pela vegetal, hoje isso mudou, a maioria dos municípios nos procuram”, conta Sandra Lopes lembrando que a instituição não cobra nada para ministrar a capacitação.

 

De acordo com o secretário Deonir Tofollo, de Agricultura e Abastecimento, a campanha será implantada no almoço do restaurante popular da Vila Irene e no jantar do Cidade Aracy, uma vez por semana, todas as segundas-feiras. “Pretendemos introduzir os novos pratos durante as segundas-feiras do mês de dezembro. Vamos analisar a aceitação, porém pela degustação que a nossa equipe fez hoje, não vai ser difícil cair nos gosto dos frequentadores dos restaurantes”.

 

O chefe de cozinha, André Vieland, ensinou a receita de 5 pratos: escondidinho de proteína de soja, torta de grão de bico com legumes, quibe de berinjela, assado de feijão carioca com legumes e assado de feijão preto com cenoura e pimentão.

 

Presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil, a Segunda Sem Carne também reduz o sofrimento animal. A campanha é apoiada por autoridades científicas como o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Rajendra Pachauri, e por inúmeras celebridades como o ex-Beatle Paul McCartney, a apresentadora de TV norte-americana Oprah Wnfrey e o músico e ex-ministro brasileiro do Meio Ambiente Gilberto Gil.

 

A Prefeitura de São Paulo implantou o projeto em 2009 e até hoje, uma vez por semana, substitui a proteína animal pela vegetal, inclusive na merenda escolar.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira