Política

Professor Fernando Araújo-Moreira receberá título de Cidadão São-carlense

Professor Fernando Araújo-Moreira receberá título de Cidadão São-carlense

 

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (24) às 19h30 no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao Prof. Dr. Eng. Fernando M. Araújo-Moreira, em reconhecimento à notável contribuição prestada à cidade ao longo de sua trajetória acadêmica na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

 

A solenidade terá como oradora oficial a vereadora Cidinha do Oncológico, autora do Decreto Legislativo – aprovado por unanimidade – que oficializou a homenagem.

 Com 56 anos, Fernando M. Araújo-Moreira nasceu em  San Carlos, Maldonado, Uruguai e está radicado no Brasil há 34 anos.

 Professor Titular no Departamento de Física da UFSCar, onde ingressou como docente em 1992, é Engenheiro de Materiais com ênfase em materiais metálicos, materiais cerâmicos e engenharia nuclear pela Universidade Federal de São Carlos, tem mestrado e doutorado em Física pela mesma instituição e pós-doutorado em Fisica Aplicada pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

 

Foi Chefe do Departamento de Física da UFSCar em três oportunidades. Presidiu a comissão nacional do MEC/INEP de elaboração do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na área de Engenharia em 2005 e 2008. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFSCar em duas oportunidades, coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Física em três oportunidades e é o coordenador do Programa de Estágios desse curso desde 2003. Ainda, foi Coordenador da Rede Nacional de Nanobiotecnologia Aplicada à Medicina e à Defesa Nacional (CAPES) e Coordenador do Programa Brasil-Alemanha (UNIBRAL) na área de Engenharia Física (CAPES).

 

Colaborador e consultor do Exército -  Araújo-Moreira é colaborador do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e pesquisador colaborador do Instituto Meira Mattos (Ciências Militares, na área de Gestão de Defesa-Defesa QBRN) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Atuou também como consultor/Instrutor do Exército Brasileiro na área de Defesa QBRN/Biodefesa para a Copa do Mundo FIFA 2014.

 

Foi contemplado com diversos prêmios/honrarias, destacando o Prêmio Janus (Instituto de Estudos Avançados da USP, pólo de São Carlos) e a Medalha MMDC do Mérito Constitucionalista. Autor/co-autor de 16 patentes e de 14 livros/capítulos em livros no Brasil e no exterior, também orientou 55 projetos de Iniciação Científica, 70 trabalhos de final de curso, 31 projetos de mestrado, 34 projetos de doutorado e supervisionou 25 projetos de pós-doutorado e cientistas visitantes. Entretanto, a sua maior contribuição para a UFSCar como dirigente do Departamento de Física foi a proposta, criação e implantação do Curso de Bacharelado em Engenharia Física, pioneiro no Brasil, hoje também presente em importantes instituições academicas tais como USP, UNICAMP e ITA.

 A sessão solene terá  transmissão ao vivo pela TV Câmara (NET Canal 8) e Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br), que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira