Política

Lobbe Neto fala sobre projeto do “Idosicídio” e lamenta aumento da violência contra idosos

Lobbe Neto fala sobre projeto do “Idosicídio” e lamenta aumento da violência contra idosos

 

(Reportagem: Luana Patriolino - Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)

 

O assassinato de idosos com 60 anos ou mais, pode ser considerado hediondo e qualificado, caso o Congresso Nacional aprove o PLS 373/2015, que tipifica esse crime no Código Penal. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e agora segue para a Câmara dos Deputados.

 

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, lamenta que violência contra o idoso tenha aumentado no país. “Isso é lamentável. O idoso contribuiu muito para a sociedade brasileira. Ele contribuiu muito para o custeio da sua família e depois em uma certa fase da vida  ele precisa de um carinho, a proteção da família, proteção do poder público, da sociedade. Há muitos crimes violentos contra a pessoa idosa”, reitera.

 

Na condição de crime qualificado, o idosicídio – como foi denominado – pode resultar em pena de reclusão de 12 a 30 anos. No homicídio simples, a pena vai de seis a 20 anos de prisão. Para Lobbe Neto, a sociedade brasileira precisa cuidar da população mais velha, tendo em vista que a longevidade está aumentando. “A longevidade vem aumentando no nosso país e é claro que nós temos que avançar em vários aspectos. A mobilidade urbana, a mobilidade humana, acessibilidade do cidadão idoso e a sua inclusão também em vários aspectos, até mesmo no mercado de trabalho”, afirma.

 

Crime hediondo é aquele que recebe tratamento mais rigoroso quanto a regime de prisão, sem permitir indulto ou anistia. Os idosos também estão sujeitos a outros tipos de violência. Somente neste último ano foram registrados mais de 32 mil denúncias que se dividem em física, psicológica e financeira. Além disso, também cresceu o número de idosos abandonados pela família. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até 2050 a população de idosos no Brasil deve triplicar.

Galeria

Comentários

Publicidades

Mais Vistas

1

Advogado é o primeiro deficiente visual a receber carteira da OAB em São Carlos

2

Novo Golf produzido no México começa a chegar às concessionárias Volkswagen no Brasil

3

Ganhadores do Oscar nas principais categorias

4

Projeto Empreender realiza I Mega Bazar Itinerante

5

Liquidação Fantástica levará milhões de pessoas ao Magazine Luiza nesta sexta-feira